Blog

Cuidados com a Pele no Verão

Tempo estimado de leitura: 03:40 minutos

A radiação solar nesta estação do ano incide com maior intensidade sobre a terra aumentando o risco de queimaduras solares, manchas, ressecamento de pele e cabelos, envelhecimento precoce e câncer de pele. Saiba que algumas dicas simples para aproveitar o verão sem colocar sua saúde em risco.

O uso de protetores solares deve fazer parte da rotina de cuidados diários com a pele em qualquer estação do ano, mas no verão a atenção deve ser redobrada. A Sociedade Brasileira de Dermatologia recomenda que a exposição solar deva ser antes das 10 e após as 16 horas, os cremes protetores devem ser aplicados 30 minutos antes da exposição ao sol e o fator deve ser igual ou superior a FPS 30. A cada 2 horas deve ser feita a reaplicação ou após mergulhos ou transpiração excessiva, não se esqueça dos cantinhos, orelhas, lábios, nuca e dorso dos pés. Também devem ser utilizados chapéus, bonés, viseiras, roupas de algodão, óculos escuros e barracas de praia. Cuidado redobrado com as crianças: após os 6 meses de idade já é recomendado o uso de protetores solares específicos.

Não se engane: mesmo em dias nublados a radiação ultravioleta atravessa as nuvens e chega à Terra. Portanto o mormaço pode queimar e uso de protetor solar é da mesma forma recomendado.

Nas temperaturas mais altas preocupa-se com a hidratação, aumente a ingestão de liquido, abuse de água, suco de frutas, água de coco e alimentação leve. A pele merece atenção especial com cremes e loções hidratantes; assim como os cabelos com uso de cremes e óleos específicos para evitar o ressecamento e alteração da coloração dos fios.

As micoses também são um inimigo comum nesta época do ano, principalmente em razão do aumento do suor, umidade e calor que irá favorecer a proliferação de micro-organismos. Em caso de vermelhidão e coceira, o ideal é procurar orientação de um dermatologista. Para prevenir tome alguns cuidados como: secar bem as regiões de dobras da pele após o banho, evitar permanecer com roupas úmidas, não andar descalço em ambientes que ficam constantemente úmidos (vestiário, saunas e lava-pés), evitar calçados fechados bem como usar roupas leves de preferência de algodão.

O contato com algumas frutas (figos, frutas cítricas e outras), maquiagens, perfumes, medicamentos e cosméticos pode levar a reações na pele, especialmente quando exposta ao sol, provocando manchas e queimaduras.

A acne solar pode ser decorrente do uso de protetores inapropriados para o seu tipo dele ou higiene inadequada. O ideal é a orientação de um especialista para a escolha de produtos apropriados; mas se sua pele tem tendência a oleosidade prefira os com base aquosa, gel ou oil-free.

Lembre-se que a exposição ao sol é a principal causa de envelhecimento precoce e do câncer de pele. O efeito da radiação solar na pele é cumulativo, ou seja, danos como manchas,“sardas brancas”, envelhecimento precoce, pintas e câncer de pele só se manifestarão alguns anos depois. Evite exposição prolongada ao sol sem a foto proteção adequada, pois queimaduras solares acumuladas durante toda a vida predispõem câncer no futuro. Pessoas de pele claras, ruivas, com olhos claros ou sardas são mais propensas ao câncer de pele e os cuidados devem ser intensificados.

As câmaras de bronzeamento artificial predispõem câncer de pele e ao envelhecimento cutâneo intenso e seu uso está proibido em todo território nacional.

Uma alternativa segura para quem deseja uma coloração bronzeada sem se expor aos danos nocivos causado pelos raios solares é o uso de cremes autobronzeadores, que possuem substancias que se depositam como pigmento na camada mais superficial da pele. Não causam nenhum dano à pele exceto em caso de alergia ao produto.

A exposição continua ao sol pode causar pequenas manchas de coloração castanha clara a marrom conhecidas como Melanoses solares (senis) em áreas expostas ao sol como face, colo, dorso das mãos, braços, ombros e também o Melasma que são manchas comuns na região malar (maças), testa, nariz e buço. A melhor forma de evitá-las é a prevenção com a devida proteção, mas caso elas já estiverem presentes saiba que existem várias formas de tratamentos; com uso de cremes clareadores, Peelings químicos e Laser (Co2 fracionado), alguns que podem ser iniciados ainda no verão e outros restritos a momentos com o clima mais ameno. Aproveite o verão sem que ele deixe marcas em sua pele.