Blog

Mitos e Verdades Sobre a Queda de Cabelo

Tempo estimado de leitura: 04:30 minutos

1. Lavar os cabelos todos os dias pode provocar uma maior queda dos cabelos?

A frequência com que se lava os cabelos é uma questão apenas de higiene e dependera das características de cada cabelo; os mais oleosos podem necessitar de limpeza diária já os mais secos uma frequência menor; Não é o ato de lavar que faz o cabelo cair. Os cabelos que caem na lavagem já estão programados para cairem devido ao fim do ciclo fisiológico de desenvolvimento do fio. É mito acreditar que a raiz do cabelo apodrece, os folículos estão inseridos na derme em uma região ricamente vascularizada e naturalmente úmida.

2. Cortar os cabelos mensalmente estimula o crescimento?

Não, a velocidade de crescimento dos cabelos independe da frequência de corte, bem como não existe nenhum tipo de evidencia cientifica que justifique corte de cabelo depender da fase lunar isso é apenas crendice popular. Os cortes vão melhorar o aspecto global dos cabelos, dando mais volume com a retirada das pontas danificadas, secas e duplas promovendo melhor aspecto de vitalidade aos cabelos.

3. Dormir com os cabelos molhados traz queda?

Dormir com os cabelos úmidos podem favorecer a proliferação de fungos do couro cabeludo aumentando as chances de agravar os quadros de Dermatite seborreica (caspa) nos indivíduos já predisposto e nos casos graves de dermatite podem aumentar a queda de forma discreta. Cabelos úmidos ficam mais fragilizados e podem quebrar com mais facilidade mesmo com o atrito do travesseiro.

4. Estresse pode levar a queda dos cabelos?

Esta é uma causa muito frequente de queda, os hormônios liberados durante os momentos de estress desencadeiam a queda precoce dos fios, chamado de Eflúvio Telógeno, porem na grande maioria dos casos esses fios voltam a nascer naturalmente, caso isso não ocorra procure um especialista.

5. Dietas muito rígidas levam à queda de cabelos?

É muito comum a queda de cabelo com dietas restritivas, bem como após cirurgias bariátricas, para tratamento de obesidade. A falta ou diminuição de ingestão de aminoácidos, vitaminas e minerais podem acarretar a queda precoce bem como alteração das características do fio. Diagnosticar é o elemento deficiente no organismo e repor juntamente com uma dieta saudável reverte facilmente esses quadros.

6. Uso de hormônios e alterações hormonais podem desencadear queda?

Os hormônios devem estar em equilíbrio para um bom funcionamento de todo o organismo, os cabelos podem ser os primeiros a sinalizar que algo não esta bem com sua saúde, alterações da produção dos hormônios da tireoide, suprarrenal, ovários, testículos e outras glândulas podem desencadear um desequilíbrio dos hormônios e acarretar a queda de cabelo, já os esteroides anabolizantes vão gerar subitamente um desequilíbrio nesses hormônios alem da queda capilar também podem trazer outras alterações como aumento de pelos , acnes e outros efeitos sistêmicos.

7. Secadores e chapinhas podem acarretar queda?

Chapinha e secador se usados de forma incorreta podem aquecer excessivamente os fios danificando-os e acarretar a queda capilar decorrente a quebra do fio . O calor excessivo gera bolhas de ar dentro da haste e alterar a conformação das cutículas externas do fio. Portanto, evite encostar o secador nos cabelos e permanecer com a chapinha em temperatura muito quentes e muito tempo em contato com os fios.

8. Tintura e alisamentos podem promover uma maior queda?

Esses produtos vão alterar a estrutura internas dos cabelos podendo acarretar uma fragilidade dos fios, perda de brilho, hidratação e viço das hastes capilares. Essa fragilidade em cabelos mais finos ou quando utilizado o produto errado ou feito por profissional não capacitado pode desencadear uma quebra maciça dos fios, portanto, queda devido a quebra dos fios.

9. A calvície genética pode acometer mulheres?

Sim, a calvície denominada androgenética pode acometer homens e mulheres com características peculiares para cada gênero e a herança da genética para a calvície pode ser de origem materna e paterna com igual importância. O mais importante é o diagnostico feito por um especialista precocemente para prevenir e reverter a evolução da doença.

10. O que há de novo no tratamento de queda capilar?

Muitas medicações e técnicas inovadoras vêm sendo desenvolvidas para tratamento de todas as causas de queda de cabelo. Fatores de crescimento folicular, bloqueadores hormonais, aceleradores da velocidade de crescimento do fio, nutracêuticos, espessantes da queratina dentre outras drogas consagradas são utilizadas de diversas formas para recuperação da densidade e quantidade de fios. Formas tradicionais de uso local e oral, bem como as formas inovadoras MMP® onde há infusão de microdoses de medicamentos que tratam e estimulam a proliferação folicular inserida na proximidade do bulbo capilar onde se encontra as células progenitoras do fio e laser terapia de baixa intensidade vem mudando os conceitos e a forma de tratar os cabelos com melhores resultados.

11. Quando procurar um médico e especialista?

Sempre que for observada uma queda além do habitual, perda de fios de uma forma localizada no couro cabeludo ou alteração da espessura da fibra capilar deve ser realizada uma avaliação dos fios, couro cabeludo bem como uma investigação sistêmica pois alterações capilares podem ser decorrentes de problemas na sua da saúde.