Blog

Queda de Cabelo após o parto

Tempo estimado de leitura: 02:15 minutos

Uma das queixas mais comuns no pós-parto é a queda excessiva dos cabelos chamada de Eflúvio telógeno gravídico. Acontece praticamente com quase todas as ”recém-mamães” e, em alguns casos, pode ser tão intensa que leva a uma redução visível no volume dos cabelos.

Mas afinal, por que isso acontece?

Os nossos fios de cabelo têm um “ciclo de vida” composto por três fases: uma fase de crescimento que pode durar anos, na qual estão até 90% dos fios; uma fase de repouso que vai durar poucas semanas e na qual os fios não crescem nem caem; e uma fase de queda natural, chamada “fase telógena”, que dura cerca de 3 meses. Normalmente, cerca de 10% dos fios do couro cabeludo encontram-se na fase telógena (fase de queda capilar). Desta forma, os cabelos permanecem em equilíbrio, mantendo o volume capilar.

Durante a gestação, a estimulação hormonal faz com que a maioria dos fios permaneça na fase de crescimento. O resultado é um aumento da quantidade de cabelos na fase de crescimento e uma redução dos fios que estariam na fase de queda e por consequência a gestante vai apresentar uma maior quantidade de cabelo. Após o parto, ao cessar o estímulo hormonal, o processo se inverte, uma grande quantidade de fios entram na fase de queda, principalmente os fios que teriam que ter caído durante a gravidez e permaneceram em fase de crescimento. Isso acontece, geralmente, de 3 a 4 meses após o nascimento do bebê e dura cerca de 2 a 3 meses podendo nos casos mais severos chegar a 12 – 15 meses. Em vez de a queda ser de 50 a 100 fios por dia considerado valores normais, no eflúvio gravídico pode chegar a quedas de ate 500 fios dia. 

Outros fatores que  contribuem  para uma queda mais intensa nesse período são: anemia por deficiência de ferro, stress físico e psíquico, medicamentos, deficiências nutricionais, infecções, alterações de hormônios tireoidianos, perda de peso dentre outras. Vale lembrar que a amamentação demanda uma ingestão calórica e nutricional acima do normal.

O que fazer?

Em primeiro lugar, manter a calma, pois a queda é apenas uma fase em que o ciclo de vida do cabelo esta voltando ao normal.  Você não vai ficar careca! Em alguns meses você vai começar a notar novos fios que irão crescer e restaurar seu volume de cabelos.  Se a queda persistir por um período prolongado ou o volume de queda for exacerbado, vale a pena consultar seu médico dermatologista para fazer uma investigação e descartar  outras causas de queda.

Alguns medicamentos, vitaminas e tratamentos locais, desde que com substâncias aprovadas na fase da amamentação, podem ajudar a controlar a queda e aceleram o processo de restauração do volume capilar.