Blog

Flacidez facial: Tratamento não cirúrgico

Tempo estimado de leitura: 02:01 minutos

Assim como as rugas e linhas de expressão a flacidez da pele é um sinal comum do envelhecimento e queixa muito frequente no consultório de dermatologia. A falta do tônus das camadas da pele surge em decorrência da degradação das fibras colágenas, elastina e outras estruturas responsáveis pela sustentação da face, acarretando perda do contorno do rosto.

Várias técnicas não cirúrgicas podem ser realizadas com objetivo de restaurar a textura de pele e reposicionamento das estruturas faciais dependendo do grau de flacidez de cada paciente.

A Radiofrequência Microagulhada é indicada para casos inicias de flacidez, linhas finas e perda de textura da pele. São microagulhas banhadas a ouro que ultrapassam a camada mais superficial da pele, emitindo ondas de radiofrequência nas camadas mais profundas, a temperatura da pele se eleva e com isso estimula a remodelamento e produção de colágeno. Os microcanais deixados permitem a penetração de princípios ativos usados para estímulo de colágeno chamado Drug Delivery.

Os Bioestimuladores de Colágeno e Ultrassom Microfocado são indicados para casos de flacidez de moderado a severos.  

O ácido poli-l- lático conhecido como Sculptra® é um Bioestimulador de Colágeno, substância biocompatível e totalmente absorvida pelo organismo que promove uma ativação dos fibroblastos que são as células produtoras naturais de colágeno na pele. É injetado na camada profunda e o colágeno produzido pelo próprio paciente irá corrigir a flacidez de pele, redefinindo os contornos da face e corrigindo rugas finas.

O ácido polilático estimula o próprio organismo a recuperar a juventude da pele, proporcionando resultados naturais.

Já o Ultrassom Microfocado é um tratamento desenvolvido com objetivo o efeito lifting facial de forma não invasiva e não cirúrgica. O ultrassom promove microzonas de coagulação térmica em camadas profundas da pele, esse aquecimento leva a contração dessas fibras e estruturas profundas estimulando a formação de colágeno novo no local. Promove também a contração da musculatura e do Smas (Sistema Músculo Aponeurótico Superficial), além de o colágeno sintetizado proporcionar um efeito lifting.

A associação de técnicas para o tratamento da flacidez pode ser necessária, dependendo de cada caso, o importante é uma boa avaliação médica especializada e seguir as recomendações de cada tratamento para se alcançar o melhor resultado.