Blog

Cabelo caindo muito? Conheça os tratamentos para queda de cabelo

Tempo estimado de leitura: 04:27 minutos

Todos os dias nós perdemos, em média, até 100 fios de cabelo por dia. Isso é normal e precisa acontecer para que nasçam novos fios. O problema é quando o cabelo está caindo acima dessa média ou há a queda sem o nascimento de novos, impactando diretamente na aparência do paciente e prejudicando sua autoestima.

O normal é que os fios de cabelo que se encontram nesse processo de renovação, cerca de 10% do total de fios, caiam para dar lugar a outros. Contudo, diversos fatores podem aumentar esse percentual ou ainda interromper o nascimento de novos fios, gerando calvície.

Causas para queda de cabelo

A queda de cabelo excessiva pode ocorrer por diversas razões. A mais comum é a genética (cerca de 50% dos homens e até 40% das mulheres acima dos 50 anos sofrem com esse tipo de calvície).

Contudo, a lista de possibilidades não para por aí: doenças no couro cabeludo, dermatites, alterações hormonais, distúrbios nutricionais, doenças imunológicas, inflamatórias ou infecciosas, estresse físico e emocional, medicamentos e uso inapropriado de cosméticos são parte de lista de possibilidades.

A causa exata  pode ser apontada por um dermatologista tricologista, que é o médico especialista em cabelos. Ele irá investigar minuciosamente, por meio da história clínica e exames a causa e o melhor tratamento para cada caso.

Por isso, a indicação de tratamento para a queda de cabelo do seu amigo pode não funcionar para você! Cada caso precisa ser investigado para que o tratamento seja eficaz.

Conheça as principais alternativas para o tratamento da queda de cabelo que podem ser usadas em conjunto ou isoladas.

Tratamentos para queda de cabelo

1. Medicamentos orais e tópicos

A farmacologia disponibiliza um arsenal de medicamentos para o tratamento da queda de cabelo, como: folículoestimulantes, modificadores da resposta biológica, bloqueadores hormonais, inibidores enzimáticos, vasodilatadores, imunossupressores, antibióticos, antifúngicos, antioxidantes, suplementação nutricional necessária para a construção capilar, dentre outros.

2. Laser capilar

O laser de baixa intensidade (Low Level Laser Therapy – LLLT) é um grande aliado no combate à queda de cabelo e estimulação do crescimento dos fios. Ele possui efeito fotobioestimulador, que estimula as células, aumentando a produção de energia celular.

Além disso, estimula o processo de cicatrização, aumenta a síntese de colágeno, promove a vasodilatação, aumenta o fluxo de oxigênio e o aporte de nutrientes no bulbo capilar, garantindo ação anti-inflamatória e antioxidante, estimulando o crescimento dos fios.

A aplicação é indolor e realizada em torno de 30 minutos. Os resultados iniciais começam a surgir entre seis e oito semanas após a primeira sessão, quando há uma redução na queda dos fios. A partir de quatro a seis meses começam aparecer resultados mais efetivos, com a recuperação de cabelos perdidos.

3. Drug Delivery

O Drug Delivery é uma técnica relativamente nova no Brasil e é usada para facilitar a entrada de medicamentos e potencializar a penetração de ativos no couro cabeludo.

Isso é feito por meio de pequenos furinhos no couro cabeludo, permitindo a entrega do medicamento de forma mais concentrada, trazendo resultados mais eficazes e mais rápidos do que aplicações tópicas. Além disso, a técnica estimula a produção de novas células, fibras de colágeno e elastina.

Os resultados começam a aparecer, normalmente, a partir de três a seis meses.

Conheça a diferença entre as três principais técnicas de Drug Delivery para queda de cabelo:

a) MMP Capilar

A MMP (Microinfusão de Medicamentos pela Pele) é uma técnica pouco invasiva, fazendo orifícios superficiais (de 0,3 a 0,5 milímetros) para entrega da medicação de forma mais eficaz.

O procedimento dura em torno de 30 minutos e é utilizada anestesia local para minimizar o desconforto

b) Mesoterapia (Intradermoterapia)

A mesoterapia utiliza micro injeções que levam a medicação até a região do bulbo folicular, ou seja, na região mais profunda do folículo. A absorção da medicação pelo organismo é mais rápida do que outros métodos drug delivery, por isso, o intervalo entre as sessões precisa ser menor (semanal).

O procedimento dura de 30 a 40 minutos e é um pouco mais invasivo do que os anteriores, podendo causar mais dor. Contudo, é utilizada anestesia local para minimizar o desconforto.

c) P.R.P (Terapia Regenerativa com Plasma)

O PRP é a sigla de Plasma Rico em Plaquetas e, como o próprio nome sugere, trata-se de plasma com grande concentração de plaquetas.

As plaquetas são células do sangue cuja função mais conhecida é a de parar os sangramentos. Contudo, sabe-se que estas células liberam diversos fatores de crescimento que aumentam a capacidade de regeneração do nosso corpo. Baseado nisso, vêm sendo feitos vários estudos do uso a técnica do PRP para o tratamento de Alopecia Androgênica e outras, sendo considerada uma técnica ainda de caráter experimental no Brasil.


Como vimos, existem diversos tipos de tratamento disponíveis para queda de cabelo. Para casos mais severos há ainda a possibilidade de transplante capilar. O importante é saber que é possível tratar ou amenizar o problema, trazendo ganhos para sua autoestima. Procure um dermatologista tricologista e cuide de você!