Cabelos: quando devo me preocupar?
Os cabelos assumem grande importância para a aparência da face e autoestima para homens e mulheres, mas além disso, também podem dizer muito sobre a sua saúde.
Várias condições podem acarretar alterações dos cabelos, dentre elas: disfunções do sistema hormonal, doenças do sistema imunológico, deficiências nutricionais, doenças infecciosas e inflamatórias, doenças de caráter genético, medicamentos, cosméticos inadequados, estresses físicos e psíquicos e tantas outras.
Como é possível identificar que algo não está bem com os cabelos? Alguns sinais e sintomas podem indicar que algo não está bem com sua saúde, bem como a dos cabelos, dentre elas:
• Queda excessiva dos cabelos: perdas diárias é um processo natural, porém quando se inicia de maneira súbita e intensa não é normal;
• Afinamento intenso dos fios em toda a área do couro cabeludo, ou apenas na parte superior e anterior dos cabelos;
• Ausência total dos fios em um determinado local do couro cabeludo ou da barba;
• Rarefação ou ausência dos fios das sobrancelhas e costeletas;
• Alterações do padrão de implantação dos fios na face: como se a fronte tivesse aumentado de tamanho;
• Mudança da qualidade dos fios: fratura intensa das hastes, nodulações na superfície dos fios e perda de volume na extremidade dos cabelos;
• Coceira, descamação intensa, dor ou nodulações na superfície do couro cabeludo, dentre outras.
O mais importante antes de iniciar qualquer tratamento é fazer uma investigação e diagnóstico preciso do que está acarretando estas alterações capilares.
A Dermatologia vem cada vez mais investindo em estudos e pesquisas das doenças do cabelo e couro cabeludo, área de atuação chamada de Tricologia Médica. Novas técnicas de tratamentos clínicos e cirúrgicos, bem como novos medicamentos, suplementos e cosméticos tornam os resultados dos tratamentos atuais mais satisfatórios bem como a cura de inúmeras doenças e melhora da quantidade e qualidade dos fios restaurando assim a estética e saúde capilar.