Ciência x Calvície
Conheça as principais novidades e avanços da Dermatologia no tratamento da calvície e doenças capilares
Historicamente, o cabelo é símbolo de força para os homens e objeto de sedução para as mulheres. Importante para a moldura estética do rosto, os cabelos têm uma relação muito íntima com autoestima, autoconfiança e personalidade individual.
A perda de cabelos apresenta um impacto negativo para os homens e pode ser ainda mais intenso nas mulheres, principalmente se forem brasileiras. O Brasil é o quarto país no mundo em consumo de cosméticos e produtos capilares, isso reflete a importância que nossa cultura atribui à estética dos cabelos.
No passado, toda queda de cabelo era considerada calvície genética, mas hoje sabemos que não é tão simples e existem diversas causas para a queda de cabelo. Graças à evolução da medicina e tecnologia, nos últimos 15 anos houve grande avanço nas pesquisas destinadas ao estudo dos cabelos, doenças capilares, bem como medicamentos e tratamentos inovadores para queda e cuidados com os fios. Diante desse novo mundo que se abriu, nasceu também uma nova área de atuação e pesquisa chamada Tricologia médica.
Tricologia médica
A Tricologia é uma especialidade médica da área da Dermatologia, destinada ao estudo das doenças capilares que afetam a estrutura, queda e quebra dos fios, inflamação, infecção e doenças do couro cabeludo.
O Dermatologista Tricologista faz o diagnóstico por meio de anamnese e exames clínicos, sendo o principal a Tricoscopia Digital que, por meio de um equipamento chamado Dermatoscópio Digital de Luz Polarizada, permite o aumento de visualização de 10 a 200 vezes, possibilitando ao médico o estudo detalhado dos fios e couro cabeludo (incluindo suas estruturas um pouco mais profundas).
Além de equipamentos mais modernos para diagnóstico, a medicina vem avançando também na descoberta de novas medicações, técnicas minimamente invasivas para a regeneração capilar, novas técnicas de transplante capilar e estudo genético para a regeneração dos fios.
Tratamentos Não-Cirúrgicos
Dentre as opções de tratamento sem cirurgia, aliamos o tratamento clínico aos procedimentos minimamente invasivos, como Lasers, MMP (Micro Infusão de Medicamento pela Pele) e Terapia Regenerativa com Plasma rico em Plaquetas.
Lasers
Para o tratamento de queda capilar utilizamos a técnica de Low Level Laser Terapy, ou lasers de baixa intensidade, sendo os principais:
- Laser de Diodo de baixa intensidade, que promove a Bioestimulação tecidual;
- Laser Fracionado ablativo e não ablativo, que permitem o Drug Delivery (formação de microcanais para a permeação de medicamentos)
MMP
A MMP é uma técnica utilizada para a entrega de medicamentos diretamente no local de ação, neste caso no couro cabeludo. Para isso, é utilizado um equipamento que promove de forma delicada centenas de microperfurações nas camadas superficiais da pele com a entrega de microdoses de medicamentos próximo às células produtoras dos fios (bulge).
PRP
A PRP – Terapia Regenerativa com Plasma Rico em Plaquetas é amplamente utilizada nos países europeus para tratamento de calvície, mas ainda é considerada técnica de caráter experimental no Brasil pelo Conselho Federal de Medicina.
Esta técnica realiza separação da parte rica em plaquetas do sangue do paciente, onde encontram-se citocinas e fatores de crescimento liberados pelas plaquetas. A ideia é que esse plasma consiga estimular células-tronco capilares e ainda ser eficaz na regeneração capilar, quando injetado próximo às células de Bulge e bulbo capilar.
Tratamentos Cirúrgicos
Dentre as opções cirúrgicas para a correção da calvície, quero destacar uma nova técnica que tem chamado a atenção: a FUE.
Segundo o Dr. Julian Gorini, Cirurgião Plástico responsável pelo setor de Transplante Capilar no Hospital Clínica Corpo de Londrina, “a FUE é uma nova técnica de obtenção de folículos para o transplante capilar fio a fio, seu diferencial é não ter cicatriz linear no couro cabeludo, menos desconforto e rápida recuperação no pós-operatório do transplante”.
Novidades em pesquisas e medicações
As pesquisas na área de Tricologia não param e estão sempre surgindo novidades em medicações para tratamento das Alopecias, entre elas destaco duas:
Clascosterona tópica – aprovada pela FDA para uso na acne, vem apresentando resultados promissores em calvície genética sendo um antiandrógeno de uso tópico.
Bicalutamida – Estudada nos tratamentos de alopecia genética feminina, vem apresentando bons resultados clínicos e melhor perfil de segurança.
Além dos fármacos, há grandes avanços em engenharia genética, que atualmente estuda a regeneração do ciclo capilar a partir de células-tronco de folículo e, ainda, a clonagem dos fios de cabelos e pelos, apresentando um futuro promissor para o tratamento das calvícies.
Com tantas descobertas e novidades nos tratamentos de calvície torna-se ainda mais importante o papel do médico Dermatologista especialista em cabelo para o diagnóstico adequado, prevenção e tratamento cada vez mais precoce das doenças capilares, preservando assim a estética, o bem-estar físico e emocional dos pacientes que sofrem com a queda de cabelo.