Queda de Cabelo na Mulher

Tempo estimado de leitura: 02:42 minutos

A queda de cabelo na mulher é uma queixa frequente e pode ser sinônimo de ansiedade e perda da autoestima, por agredir um dos ícones da feminilidade, símbolo de sensualidade e moldura da face. A perda diária de cabelo é um fenômeno fisiológico, faz parte do ciclo natural de crescimento dos fios.

Porém, é preciso ficar atenta á alguns sinais de alerta, quando há queda de grande quantidade (“em tufos”) ao pentear, lavar os cabelos, acumulo nos travesseiros e nas roupas, ao apresentar afinamento dos fios e rarefação na parte superior da cabeça e ausência dos cabelos em apenas um local do couro cabeludo. Pode ser um sinal de que algo não esta bem em sua saúde sendo a hora de procurar avaliação médica.

A queda pode ocorrer em qualquer faixa etária e etnia, observa-se que a maioria se inicia a partir dos 30 anos e cerca de 30% das mulheres com 50 anos tem algum grau de alopecia (diminuição parcial ou total dos cabelos).

Diversas são as causas que acometem o sexo feminino, entre as mais comuns são: Eflúveo Telógeno, Alopecia Androgenética feminina, alterações hormonais dentre outras.

O Eflúveo Telógeno é uma das causa mais comuns na mulher jovem, há uma diminuição da quantidade de fios em toda a cabeça, causada por anemias (menstruação com fluxo intenso e deficiência na produção das células sanguíneas), deficiências nutricionais (dietas radicais e cirurgias), medicamentos, pós-parto, stress emocional, infecções e outras. Alterações hormonais devido a mau funcionamento das glândulas tireoidianas, ovarianas, suprarrenais e hipofisárias também podem interferir no crescimento dos cabelos.

Os tratamentos respondem melhor quando na fase inicial do problema e vai variar de acordo com o motivo que esta desencadeando a queda. As possibilidades de tratamento incluem medicações de uso tópico, oral e intradérmico (Mesoterapia capilar: técnica de aplicação da medicação junto ao bulbo do cabelo- raiz) e terapias capilares com laser de baixa intensidade. Nos quadros mais avançados pode ser necessário o Microtransplante capilar, técnica que implanta as unidades foliculares (“técnica fio a fio”), apresentando excelentes resultados estéticos definitivos.

É importante notar que além do aspecto estético, dando beleza ao contorno do rosto, os cabelos também podem revelar outros problemas da saúde da mulher , sendo importante buscar um profissional capacitado para avaliar e solucionar suas causas.

Alopecias Androgenéticas (calvície) é uma manifestação genética que também acomete as mulheres. Nesses casos os fios localizados na parte anterior dos cabelos são preservados e a mulher na grande maioria dos casos não apresentam as “entradas” comuns nos homens, porem, os cabelos na parte superior da cabeça vão ficando mais finos e mais ralos. De acordo com a Academia Americana de Dermatologia, nos Estados Unidos uma em cada cinco mulheres podem apresentar calvície genética.

Penteado, escovas, chapinha e tinturas raramente fazem o cabelo cair. Em geral, esses procedimentos podem causar a quebra dos fios (por deixa-los mais frágeis), mas dificilmente causam a queda. Porem a tração contínua dos fios feita em algumas técnicas de alisamentos e penteados afros pode provocar a perda definitiva dos fios.